Home / Destaque / A saúde começa pela boca

A saúde começa pela boca

l-ea l-ed

A saúde bucal também é importante aos animais domésticos. A cárie tem menor prevalência entre os carnívoros domésticos, sendo mais comum no cão, mas uns dos fatores para essa baixa incidência é que o pH da saliva deles é básico, diminuindo a proliferação bacteriana e o índice de cáries.
O acúmulo de placa bacteriana pode levar, além do “mau hálito”, a infecções bacterianas, renais, hepáticas e cardíacas, além da dor, que faz com que o animal não queira se alimentar.
Dentre as principais doenças bucais nos animais, a principal é o “acúmulo de placa bacteriana”, mais conhecido como tártaro, tanto em cão como em gato, que pode surgir já nos primeiros meses de vida. Um dos principais motivos no surgimento do tártaro, é a alimentação pastosa (comida ou “latinhas”) e a falta de prevenção, que seria a escovação diária, pois quando o animal come ração dura, ela vai ajudar a remover o Biofilme que se forma todos os dias, sendo que esse biofilme, se não removido, ele vai se cristalizando até mineralizar totalmente, formando assim o “tártaro”. Esse tártaro tem mais de 300 tipos de bactérias, que além de provocar as infecções bacterianas também ocorre uma reação imunológica no organismo levando a uma reabsorção óssea, destruindo o osso alveolar, onde o dente se aloja, ocorrendo então a perda dos dentes, além das infecções de gengiva, de raiz, que pode evoluir para fístulas, fraturas de mandíbula e outros agravantes. Também os animais de focinho curto, como Shitzu, por exemplo, esses dentes ficarão muito juntos, facilitando a aderência de tártaro.
Já no gato outras duas doenças são mais comuns como a lesão de reabsorção odontoclástica felina e o complexo estomatite gengivite felina, cada um com suas causas e tratamentos específicos, que também pode surgir nos primeiros meses de vida ou ser hereditário.
É importante procurar um especialista, que além de realizar a profilaxia e o polimento, tem a capacitação de realizar alguns procedimentos, como as extrações que devem ser feitas com critérios devido ao tamanho das raízes dos dentes caninos superiores, por exemplo, e também pela proximidade de algumas raízes com o canal nasal que podem levar a uma comunicação oro-nasal, trazendo desconforto e problemas para o animal e, principalmente, uma extração deve ser cuidadosa quando um dente com três raízes como, é o caso do 4º pré-molar superior ou quando da remoção dos dentes de “leite”, para não lesionar a raiz do dente permanente, sendo, nesses casos, imprescindível o uso de radiografias periapicais no transoperatório.

Colaborou, Drª Eliane Andrade Correa
Médica Veterinária – CRMV – SP 14939

Onde encontrar:
DENT VET – 17. 3011-3371
Rua Mirassol, 2387 – Boa Vista – S.J.Rio Preto/SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by themekiller.com