Home / Saúde Animal / As Vantagens da Castração

As Vantagens da Castração

sitePor Dr. Henrique Uehara – CRMV 31186 
Fone: (17) 3363-7003 – Clínica Uehara

As vantagens da castração
Ainda é comum encontrar pessoas com duvidas sobre castrar ou não seus animais, no entanto, a maioria dos médicos veterinários indica a cirurgia devido aos seus inúmeros benefícios.
A castração, além de garantir a saúde do animal, também pode evitar ou corrigir comportamentos indesejados como marcação territorial, miados, latidos altos e excessivos, entre muitos outros.
Nos casos dos animais de rua, a castração também é fundamental, pois ajuda no controle populacional.
Ao castrar as fêmeas evitamos as crias e prevenimos doenças graves do trato reprodutor como, por exemplo, infecções uterinas, tumores de útero, ovário e mama. Lembrando que os tumores de mama em gatas são extremamente agressivos, quando comparados aos das cadelas, sendo que há 90% de chance do tumor ser maligno e apresentar metástases. Recomenda-se castrar as fêmeas precocemente, de preferência antes do primeiro cio, o que diminui em até 99% os riscos em desenvolvimento de tumores. Costuma-se ouvir que é indicado castrar após a primeira cria, no entanto, isso é um mito.
Nos machos, a castração evita doenças como tumores testiculares, hérnias perineais e câncer de próstata, além de reduzir o hábito de saírem para a rua em busca de fêmeas para procriar, atitude que os deixam mais expostos a doenças infecciosas, nos gatos, esporotricose, fiv, nos cães, TVT entre outras.
Assim, os animais castrados costumam também ficar mais calmos, carinhosos e caseiros. Outra vantagem é que se protegem de maus-tratos que podem sofrer nas ruas, em especial os gatos de vida livre.
A cirurgia pode ser feita a partir dos 2 meses de idade, tanto em cães quanto em gatos, período em que os filhotes podem receber uma anestesia geral com maior segurança. No macho a castração consiste na remoção dos dois testículos, já nas fêmeas, a retirada de ovários e de praticamente todo o útero.
O ideal e mais seguro é que a cirurgia seja realizada em conjunto com anestesia inalatória e monitoramento. Apesar da cirurgia ser simples, não pode ser subestimada, sendo assim deve ser realizada por uma equipe qualificada e competente nas áreas de cirurgia e anestesia. Após a cirurgia, os animais devem ser tratados com terapia analgésica e anti-inflamatória. Em geral, os pontos são tirados após 10 dias da cirurgia, quando a cicatrização já está completa.

FIQUE ATENTO!

Dieta
É fundamental após a castração oferecer uma dieta especifica para animais castrados, como eles tendem a ficar mais calmos e menos energéticos, é preciso tomar os devidos cuidados para que eles continuem se movi­mentando, instigando a brincadeira e a atividade física para que eles mantenham o peso sempre em dia. Tente criar uma rotina com o pet, levando-o para passear e para brincar com os outros bichinhos.

Alimentação
É importante lembrar que devemos incluir alimenta­ção liquida na dieta dos gatos (sachets ou pastas), o que auxilia na ingestão hídrica e na melhor qualidade do funcionamento renal.

Consultas preventivas
Sempre tenha o hábito de levar seus animais de es­timação ao médico veterinário para uma consulta de rotina, afinal assim como nós a saúde deles deve ser priorizada, e como eles não podem nos falar se estão com dor ou incomodados, levar ao profissional pode ajudar na prevenção de doenças e no tratamento rápi­do de qualquer afecção que possa aparecer.
Escolha uma clínica capacitada com médicos vete­rinários competentes, lembre-se, assim como nós não queremos ir a qualquer médico humano que nem nos consulta ou pede exames, nossos animais também não. A qualidade na consulta, diagnóstico e nos exames é fundamental para todo animalzinho.

Animais de vida livre
A castração é de extrema importância para os ani­mais em situação de rua, além de todos os benefícios para a saúde deles auxilia na diminuição da população de animais carentes e abandonados, então se você pu­der, ajude ONGs, doe uma castração.
A manutenção da saúde deles depende de todos nós.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by themekiller.com