Home / Curiosidades / Vira-lata adota batalhão da PM como casa

Vira-lata adota batalhão da PM como casa

Vira-lata foi recebida no batalhão da PM e tornou-se a mascote  (Foto: Caio Gomes Silveira/ G1)

Cadela vive há dois anos ao lado dos policiais militares em Itapetininga.
‘Ela segue os policiais e até late quando escuta barulho’, conta major.

Uma cadelinha vira-lata adotou como casa o batalhão da Polícia Militar, em Itapetininga (SP), e é considerada pelos policiais militares a mascote do quartel. A cadela é dócil e acompanha os policiais durante os trabalhos administrativos realizados no batalhão e, de hora em hora, recebe carinhos de quem a encontra pelo local.
De acordo com o major da PM Gilberto Bento Dias, há dois anos a vira-lata entrou no batalhão bem magra. Desde então, ela não saiu mais do ambiente militar e está sendo cuidado pelos militares. Hoje, a cadelinha está castrada, vacinada e recebe alimentação, banho e até tosa.
“Ela é nossa mascote. Aqui ela é livre, tem bastante espaço para caminhar e fica com quem quiser. Às vezes ela fica quietinha dentro das salas. Outras vezes fica brincando do lado de fora. Durante a noite, quando há ronda pelo batalhão, ela chega a seguir os policiais e começa a latir quando escuta algum barulho. Parece estar treinando para ser PM também”, diz o major.
Se há um consenso sobre o quanto a vira-lata é querida entre os policiais do quartel, as divergências só existem em relação ao nome, já que a cadela é chamada por quatro nomes, sendo Amarela, Pepê, Guaraná e Neymara.
A policial militar Simone Machado é uma das que chama a cadelinha de Amarela e tem um carinho especial pelo animal. Segundo Simone, quando ela está de serviço, a vira-lata a segue para todos os cantos, inclusive na sala da Central de Operações Militares (Copom), onde a policial militar atende as ligações emergenciais e comunica as equipes nas ruas. Enquanto ela trabalha, Amarela fica deitada atrás sem fazer barulho.
“A Lela é muito tranquila e não dá trabalho. A gente cuida dela e já até a levamos para tomar banho, ser tosada e vacinada. Tem policial que, quando pede pizza para jantar, divide com ela cortando alguns pedacinhos para ela comer. Todo mundo aqui gosta dela. Acredito que, por isso, ninguém a leva para casa, porque é o nosso bicho de estimação”, revela.
Muitos policiais acreditam que a cadelinha tenha sido abandonada e por isso não sai do batalhão. Outros afirmam que a vira-lata é de um ex-policial militar e que ainda vai para sua verdadeira casa. O mistério é grande porque muitos dos policiais que trabalham no batalhão chegaram quando Amarela já vivia no local. “Fica difícil acompanhar todos os passos dela, porque há trocas de turnos. Então, não sabemos se ela tem casa ou não. Mas desde que ela chegou aqui virou nossa mascote”, conta o major.

Fonte: G1 Itapetininga e Região

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by themekiller.com