Home / Destaque / Cães da Polícia Militar atuam contra a criminalidade

Cães da Polícia Militar atuam contra a criminalidade

6bc13a04-ede4-4833-9d34-059d0ac6e1d4

Foto: Divulgação/Polícia Militar

A Companhia de Ações Especiais de Polícia – CAEP, do Comando de Policiamento do Interior 5, região de São José do Rio Preto, dispõe de policiais que atuam no policiamento motorizado, com motos e também no policiamento com cães – o Canil. Esta última modalidade é uma arma bastante útil ao policiamento preventivo e ao combate ao crime.


Eis algumas missões realizadas pelo canil:

– Controle de distúrbios civis;
– Policiamento ostensivo com cães a pé ou motorizado;
– Policiamento com cães em praças desportivas;
– Busca e localização de marginais foragidos em mata;
– Busca, localização e resgate de pessoas perdidas;
– Revistas em estabelecimentos prisionais;
– Detecção de entorpecentes e explosivos através de cães farejadores.

O policial que atua nesta modalidade de policiamento realiza um curso de Cinotecnia, com aulas de técnica de adestramento, teoria cinotécnica, emprego policial militar do cão, noções de veterinária canina e prática em cinotecnia. Para adestrar e trabalhar com cães de faro de explosivo, entorpecente e busca, o Policial Militar realiza um estágio próprio, habilitando-o assim a realizar este tipo de serviço.
A tropa do Canil também é utilizada em apoio ao efetivo que atua no policiamento de choque, nas intervenções de revista e controle de rebeliões em estabelecimentos prisionais, no controle de tumultos e em grandes eventos esportivos.
No que tange ao emprego do cão de faro, o Canil possui cães treinados para a detecção de substâncias entorpecentes, explosivas e de busca de pessoas desaparecidas e marginais homiziados.
Na região do CPI-5, o Canil ganha destaque no combate ao tráfico de droga. Os cães têm sido empregados maciçamente na detecção de drogas em mata e homiziada em veículos automotores, auxiliando assim, na retirada de entorpecentes do seio da sociedade e na consequente prisão de criminosos.
O Canil da Polícia Militar, do Estado de São Paulo, tem origem no 4º Batalhão de Choque em São Paulo e foi criado em 15 de setembro de 1950.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by themekiller.com