Home / Destaque / Insiminação Artificial em Cães

Insiminação Artificial em Cães

SuperPet edição 2.indd

Foto: Dr. Lucas L. Fernandez

A inseminação artifi cial em cadelas, surgiu no século XVIII. Agora no século XX com o surgimento de algumas raças e braquicefálicos (focinho achatado), como Bulldog Francês, Bulldog Inglês, Pug, e cães cada vez menores como Spitz Alemão, Yorkshire, Maltês, está se tornando rotina nas clínicas  veterinárias. Em grandes animais, como bovino e
equinos, a inseminação artifi cial já vem sendo usada a bastante tempo possuindo um mercado bem grande e
antigo. A técnica de inseminação consiste em coletar o sêmen do macho e depositar, atrás de pipetas, no canal vaginal da fêmea, durante fase de ovulação (cio) denominado estro. Para termos sucesso neste procedimento é necessário fazer um acompanhamento na fase do cio da cadela, é indicado fazer exames como citologia vaginal logo nos primeiros sinais de cio que seria (aumento da vagina, sangramento), com isso podemos obter um resultado de 90% de prenhes positivo. Lembrando que essa técnica de inseminação artifi cial em cães é necessário ser realizado por um Médico Veterinário, especialista nesse procedimento, não sendo dolorosa para cadela.
Hoje a maior procura para realização desse procedimento são proprietários que possuem cães miniaturas (Spitz Alemão) que não consegue fazer a monta natural, cães braquicefálico (Pug, Bulldog Francês e Bulldog Inglês), cães agressivos que não aceitam ter contato com outros animais, machos que possuem baixa qualidade espermática, que usando biotecnologia (diluentes) pode melhorar a qualidade do esperma, podendo também enviar (sedex) o sêmen para outra cidade do Brasil, assim não tendo que transportar por longas distâncias o macho e a fêmea, uma outra técnica e o congelamento de sêmen canino.
A Fert Pet realiza exames como citologia vaginal e exame hormonal, conseguindo assim, realizando inseminação artificial com melhor resultado, aumentando a taxa de prenhes e ninhadas. Também são feitos exames andrológicos em cães para avaliar a qualidade espermática, onde o proprietário que não possui macho da raça, tem a sua disposição um catálogo com venda de sêmen canino.

Colaborou, Dr. Lucas L. Fernandez
Médico Veterinário – CRMV-SP 30.176

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by themekiller.com