Home / Destaque / Lipidose Hepatica em Felinos

Lipidose Hepatica em Felinos

site-200x300Por Dr. Henrique Uehara – CRMV 31186 
Fone: (17) 3363-7003 – Clínica Uehara

A lipidose hepática constitui-se de um processo patológico que atinge gatos aparentemente sadios. Pode estar associada a uma doença de base, mas na maior parte das vezes é idiopática. É também chamada de “síndrome do fígado gordo felino”, geralmente, a lipidose hepática está associada a outras disfunções do fígado como colângio-hepatite, obstruções e inflamações biliares e neoplasia intra-hepática
Os felinos podem também ser acometidos pela lipidose hepática quando estão anoréticos e sofrem de alguma outra enfermidade, sendo chamada de lipidose hepática secundária, como diabetes melito, cardiomiopatia, neoplasia, doença neurológica, doença intestinal ou hepatobiliar, pancreatite, peritonite infecciosa felina (PIF) ou doença renal crônica.
A lipidose manifesta-se quando o animal perde, em média, 20% de seu peso vivo. Dos casos 50% tem causas hepáticas ou extra hepáticas e 50% apresentam lipidose idiopática.
Uma vez estabelecido o diagnostico de lipidose hepática, o aspecto mais importante do tratamento é o completo suporte nutricional, ao lado do tratamento da enfermidade conhecida e possível causa precipitante da lipidose.
As taxas de sobrevivência publicadas em anos anteriores sugeriram um prognostico reservado e sombrio. Existem atualmente métodos confiáveis para assegurar que as necessidades nutricionais sejam alcançadas e, assim, as taxas de recuperação melhoraram consideravelmente, alcançando mais de 60%.
A lipidose hepática felina é a hepatopatia mais comum em gatos. Está associada com patologia secundária ou é considerada idiopática tendo como denominador comum a anorexia por tempo prolongado.
O suporte nutricional agressivo é a base do tratamento. A recuperação dependerá de quão precoce for o diagnóstico, do equilíbrio nutricional e de um bom manejo. A lipidose hepática pode ser previnida evitando períodos de estresse ambiental que possam desencadear anorexia. A obesidade também é fator importante para a manifestação da doença exigindo uma dieta adequada para manutenção da saúde do animal.

FIQUE ATENTO
Peculiaridades Felinas
Os felinos apresentam algumas características especificas diferentes de outras espécies, tais como diferença anatômica no fígado, fazendo com que algumas alterações hepáticas e biliares sejam associadas com problemas pancreáticos.
Além disso, a maior exigência proteica, a deficiência enzimática, o maior tempo em gliconeogenese e a menor sensibilidade em relação a glicose afetam a habilidade de metabolização e absorção de alguns nutrientes e fármacos.

Características clinicas
Em geral os felinos acometidos são obesos, mantidos dentro de casa e geralmente passaram por um evento estressante. Animais que apresentaram doença que levou a anorexia ou mudança abrupta da dieta também são características da lipidose. Felinos com lipidose apresentam anorexia, icterícia, vômitos e desitratacao.

Prevenção
A lipidose hepática pode ser prevenida evitando períodos de estresse ambiental que possam desencadear anorexia. A obesidade também é fator importante para a manifestação da doença exigindo uma dieta adequada para manutenção da saúde do animal.

d7fdcbf6-f1a4-424d-beee-b6c4cfc21678
Foto: Clínica Uehara / Dr. Henrique Uehara

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by themekiller.com