Home / Animais Silvestres / Cuidados básicos com calopsitas mantidas em cativeiro

Cuidados básicos com calopsitas mantidas em cativeiro

fabioFoto: Acervo pessoal
Por Dr. FÁBIO FRANCO / GaiaVet
Médico Veterinário – CRMV 27849
(17) 3022-5759

 

 

As calopsitas são aves da família dos psitaciformes (aves de bico curvo), possuindo uma capacidade de aprendizado diferente das demais famílias. Por serem animais espertos e curiosos devemos focar em alguns cuidados para que nenhum acidente ou manejo inadequado seja realizado.
O pilar de criação destas aves na realidade é um tripé, englobando manejo, nutrição e sanidade.
No manejo devemos proporcionar uma gaiola que atende as características. A ave na gaiola deve conseguir expressar sua liberdade corporal livremente, suas asas devem conseguir abrir e bater normalmente, sem enroscar nas grades da gaiola. Poleiros devem sem dimensionados de acordo com os membros (pés) dos animais, comedouros e bebedouros devem ser de plástico, cerâmica ou aço inox, nunca de alumínio ou ferro. Podemos acrescentar brinquedos como cordas de sizau, plásticos rígidos ou até mesmo papel toalha amassado (isso tira o ócio e estresse do animal).
Outro ponto extremamente importante é o sol. Todas as aves devem tomar banhos de sol diários com tempo de exposição entre 5 a 20 minutos dependendo o horário do sol.
Na sanidade devemos nos preocupar com a limpeza tanto da gaiola quanto do local. A gaiola deve ser limpa diariamente, trocando o substrato do fundo, lavando bebedouros e comedouros, bem como trocar todo o alimento. Poleiros e brinquedos devem ser lavados ou limpos semanalmente, com agua e sabão neutro. O segredo é enxaguar bem todos os produtos dos animais sem deixar resíduos ou cheiros e após o termino levar ao sol para completa secagem. O ambiente onde a gaiola fica deve ser arejado (nada de deixar gaiolas em quartos ou banheiros fechados o dia todo), para evitar o acumulo de poeira no ar e aumento de umidade no local. O ideal é que a gaiola possa ser transportada dentro da casa para vários cômodos, como por exemplo em áreas abertas ao longo do dia e colocadas em um local sem corrente de vento ou friagem durante a noite.
A nutrição consiste em ração balanceada (extrusada), frutas, legumes e verduras diários e frescos, além de ovo cozido uma vez por semana e pimenta dedo de moça com casca e semente. Nunca ofereça alimentos industrializados, condimentados ou temperados para o animal. Evite alface, abacate, batata, sementes de girassol ou outras sementes oleaginosas.
Seguindo estes passos com certeza terá uma ave feliz e saudável.
Nunca esqueça de levar seu animal ao menos 2x ano para um médico veterinário especializado, pois só assim garantira a saúde do seu animal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by themekiller.com