Home / Animais Silvestres / Alimentação de Jabutis mantidos em cativeiro.

Alimentação de Jabutis mantidos em cativeiro.

fabioFoto: Acervo pessoal
Por Dr. FÁBIO FRANCO / GaiaVet
Médico Veterinário – CRMV 27849
(17) 3022-5759

 
Os jabutis são répteis da ordem Chelonia (que possuem casco ósseo), considerados terrestres e onívoros, ou seja, são animais que se alimentam praticamente de qualquer coisa. Possuem membros robustos e cilíndricos, que conferem força e tração para locomoção de sua carapaça.
Sua expectativa de vida varia entre 80 a 110 anos e, seu peso pode ultrapassar 12 kg. Por serem considerados animais pecilotérmicos (ou popularmente chamados de sangue frio), necessitam do calor externo (ambiental) para se aquecerem. Deste modo é fundamental que tenham acesso ao sol ao menos 1h ao dia, para que assim possam acelerar seu metabolismo e desempenhar suas atividades normais e vitais para o organismo, como por exemplo a alimentação.
Os jabutis são onívoros que, na natureza, se alimentam desde folhagens suculentas, capim, grama e botões de flores, até pequenos animais, moluscos, artrópodes (isto é, insetos, caramujos…)
Para animais criados em cativeiro pode se oferecer rações extrusadas (pellets) próprias para os animais, porém não somente isso, pois para eles faz-se necessário o uso de fibras na dieta.
Uma alimentação adequada consiste na maior parte de folhas e vegetais (79-80%) como, couve, brócolis, escarola, rúcula, agrião, espinafre, folha de beterraba, repolho, couve-flor, abóbora, brotos diversos, cenoura, beterraba, vagem, batata-doce, milho, feijão, ervilha, pétalas de rosa, flor de hibisco, flor de ipê amarelo, grama, todos os dias
Frutas (10-20%) como banana, maça, mamão, uva, pêra, nectarina, melão, melancia, amora, pêssego, tomate, abacate, 5 vezes na semana.
Proteína animal (5-10%) como carnes magras de bovino (carne moída crua), frango, neonatos (filhotes de ratos recém-nascidos), sardinha e ovo cozido, servidos 1 a 3 vezes na semana.
Cálcio (como casca de ovo triturada) e minerais para o desenvolvimento correto do casco – extremamente importante. Uma possível substituição seria cálcio liquido, encontrado facilmente em lojas de produtos para pet’s.
A água do animal deve ser trocada todos os dias, assim como seu bebedouro e comedouro limpos diariamente.
Lembre-se de levá-lo ao médico veterinário pelo menos 1 vez ao ano para vermifugação.
Nunca tome nenhuma atitude antes de consultar o veterinário, isso pode ser imprescindível para vida de seu animalzinho.
a31d28e3383b853d4b85e5e054ed0e30

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by themekiller.com