Home / Destaque / Degeneração da Retina pode ocasionar em cegueira nos cães

Degeneração da Retina pode ocasionar em cegueira nos cães

Cães com reações anormais à presença de iluminação, cegueira noturna, que evolui para cegueira em luz, e pupilas dilatadas podem estar manifestando sinais de Degeneração da Retina. Esta possibilidade, que se concretiza como realidade quase constante nas clínicas, levou um grupo de cientistas dos Estados Unidos a realizar um estudo sobre a degeneração aguda da retina em cães. O objetivo da pesquisa era determinar quais influências a raça, idade, gênero e peso do animal apresentam na predisposição para a doença.
Os pesquisadores analisaram 495 cães de 60 raças distintas, com predominância de cães mestiços e de raças como Teckel, Pug, Schnauzer miniatura, Maltês, Cocker Spaniel, Bichon Frisé, Beagle, Bretão Espanhol e Lulu da Pomerânia. Como resultado, os envolvidos chegaram à conclusão que a idade média dos cães analisados era de nove anos, sendo 217 fêmeas e 176 machos. A pesquisa ainda mostra que os cães de meia idade, seniores e de raças pequenas são os que mais apresentam problema.
O diagnóstico é realizado através sinais clínicos, exame de fundo de olho e de eletrorretinografia, um exame especifico para a função da retina. A síndrome não possui prevenção ou tratamento, o correto é levar o seu pet, ao menos, uma vez ao ano no médico veterinário para exames.

Foto: Divulgação
olhos-300x199

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by themekiller.com