Home / Destaque / Ortopedia Veterinária

Ortopedia Veterinária

site-200x300Por Dr. Henrique Uehara – CRMV 31186 
Fone: (17) 3363-7003 – Clínica Uehara

 

A medicina veterinária atualmente se encontra mais avançada, tendo a possibilidade de oferecer uma série de recursos para que o tratamento e os cuidados com cães e gatos sejam feitos de maneira cada vez mais específica e qualificada.
Afinal, a saúde deles merece cuidados médicos assim como a nossa, sendo importante estar sempre atento a qualquer mudança no animal ou em caso de acidentes.
A ortopedia é uma das áreas de destaque entre as especialidades, devido à quantidade de casos na rotina, atendendo desde doenças articulares, desvios angulares dos ossos longos e as patologias da coluna vertebral (sendo as hérnias de disco a situação mais comum desta estrutura), a traumatologia, que inclui as fraturas e luxações. As afecções são tratadas de diferentes formas, podendo elas, serem conservativas ou cirúrgicas. As técnicas conservativas se baseiam no tratamento clinico da doença, sendo que a mesma deve se encontrar em estágio inicial ou moderado para que possa apresentar chance de resposta a esse tipo de terapêutica, como por exemplo, doença do disco Intervertebral em grau 1 e 2; estiramento de ligamentos; fraturas incompletas; periostite, entre outras – nesses casos o tratamento seria com o uso de medicamentos receitados pelo médico veterinário e repouso moderado ou absoluto.
Em outras situações, opta-se por tratamento cirúrgico. As fraturas são a maioria dos casos na rotina, podendo apresentar inúmeras formas, e cada uma delas tem seu método para correção – as técnicas mais tradicionais usadas são utilizando placa e parafuso, fixadores externos.
Os problemas de coluna são bem comuns em cães e gatos, também são tratados segundo a situação do paciente, podendo ser de forma clínica ou cirúrgica.
Obviamente que o tratamento cirúrgico de coluna não é simples, e requer além de muita experiência, exames específicos, como ressonância e tomografia, para que o profissional se “mapeie” com mais precisão durante o procedimento.

Fique Atento:
Você sabia que se o seu pet sofrer um trauma, que resulta em fratura exposta, já é um caso cirúrgico e também está contaminada? Por isso o ideal quando esse fato ocorrer é levar imediatamente para o veterinário para que ele possa diminuir os danos colaterais causados pela contaminação do ambiente, limpar a área, coletar material para escolher os melhores medicamentos,  e planejar, o mais cedo possível, a correção desta fratura para que esse membro se consolide da melhor forma possível.
Para a realização de um procedimento ortopédico, procure sempre um médico especialista, pois apenas
ele esta apto para melhor atender seu animalzinho.

Henrique Uehara – CRMV: 31.186 – Cirurgia Geral e Ortopédica
Elaine Gonçalves – CRMV : 31.830 – Clinica Médica, Anestesiologia e Dermatologia
Angelo Mendes – CRMV: 35.917 – Clinica Médica e Cirurgia Geral

Foto: Arquivo / Clínica Uehara
whatsapp-image-2016-10-03-at-10-03-20

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by themekiller.com