Home / Animais Silvestres / Canarinho, uma ótima opção pet

Canarinho, uma ótima opção pet

fabioFoto: Acervo pessoal
Por Dr. FÁBIO FRANCO / GaiaVet
Médico Veterinário – CRMV 27849
(17) 3022-5759

 

 
E o tema desta edição falará um pouco mais sobre hábitos e comportamentos dos canários do reino.
Também conhecido como canário belga, esta ave se popularizou e está presente em vários lares de nossa cidade. De coloração exuberante, podemos encontrar nas mais variadas cores, desde um amarelo intenso até cor salsa. Sua expectativa de vida é de 15 anos, portanto saiba que terá um companheiro de longa data. Pode pesar até 30 gramas e atinge a maturidade sexual por volta dos 12 meses. O período de incubação (tempo que a fêmea choca os ovos) varia de 12 até 18 dias e, consumam fazer a postura de 3 a 5 ovos. Um detalhe importante, se sua canaria está chocando e os ovos ainda não eclodiram, espere mais alguns dias antes de tirar os ovos e descarta los, pois as vezes seus filhotes podem “atrasar” para sair de suas cascas.
São aves de fácil manuseio e requerem poucos cuidados intensos, desde que se mantenha a higiene, alimentação e manejo adequados.
Podem ser mantidos em gaiolas exclusivas para cada animal. Esta gaiola deve oferecer espaço suficiente para a ave esboçar seu comportamento natural de voo, de esticar as asas e pernas e, se locomover livremente.
Estamos na época de reprodução. Portanto se quiser ver filhotes de seu casal aproxime as gaiolas do macho e da fêmea para que eles se conheçam. Junte as gaiolas pelas portinhas e deixe que eles se encontrem naturalmente para se “conhecerem melhor”. Utilize ninhos em formato de concha (encontrados em qualquer loja pet) e de preferência macios, lembrando que canários não chocam em caixas. Coloque algumas tirinhas de papel finas no fundo da gaiola para a fêmea montar seu ninho e espere. Brevemente terás uma nova prole. Não interfira na criação dos pais para com os filhotes. Apenas varie a alimentação, colocando meio ovo cozido, uma vez na semana, folhas frescas verde escuras, como couve, almeirão, rúcula, frutas também podem ser oferecidas diariamente, bem como milho verde.
O sol é extremamente importante no desenvolvimento e manutenção das aves. 10 minutos diários antes das 10h00 e após as 16h00 são suficientes. Só não movimente muito a gaiola no período reprodutivo, isto pode fazer com que a fêmea abandone o ninho.
Lembrando que somente os machos são canoros, ou seja cantam. As fêmeas também vocalizam, mas apenas com alguns piados e nunca canto. Aproveite, ame e cuide de seu animal, afinal é uma vida que depende de você.

01

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by themekiller.com