Home / Destaque / Endoscopia móvel em Rio Preto e Região

Endoscopia móvel em Rio Preto e Região

Fotos: Arquivo Pessoal

Nessa edição do jornal Super Pet, trazemos para vocês um pouco sobre esse tipo de exame/método terapêutico e como ele pode ajudar nossos fiéis amigos.
Para realizar o exame utiliza-se um aparelho voltado aos pacientes veterinários chamado videoendoscópio, que é portátil e possui alta
defi nição de imagem.
A endoscopia veterinária é um meio diagnóstico que permite a visibilização e análise interna de órgãos com uma imagem em tempo real.
É muito útil na clínica de pequenos animais (cães, gatos e exóticos) por possibilitar ao veterinário, através de um método minimamente invasivo, confi ável e seguro, o exame macroscópico do trato gastrointestinal e/ou vias aéreas.
Algumas vezes é um método de tratamento também, sendo nesses casos chamado de terapêutico. Através da endoscopia é possível localizar e guiar a coleta de materiais (biópsias, citologia e cultura bacteriana ou fúngica), diagnosticar doenças inflamatórias infecciosas, nódulos e neoplasias, alterações anatômicas, ulcerações e erosões nas mucosas.
Outro caso em que a prática é indicada é na ocasião em que o pet ingere algo inadequado (moedas, meias, caroços de frutas, brinquedos entre outros), já que com endoscopia, na maioria das vezes, é possível retirá-lo do esôfago, estômago e sistema respiratório sem necessidade cirúrgica.
Assim evita-se o desgaste e as complicações pós-cirúrgicas que podem eventualmente ocorrer, o que traz alívio para o animal e seu tutor. Dependendo do que for ingerido a situação pode ser caracterizada como emergência médica. A ingestão de corpos estranhos é muito mais comum do que se imagina!
SuperPet edição 7.indd

Além disso, o exame endoscópico também é indicado para animais que apresentam vômito crônico, diarreia, espirro e tosse sem causa conhecida.
Pode-se também promover dilatação esofágica para correção de estenoses e fi xação de sondas gástricas percutâneas em animais que tem indicação para tal (como por exemplo em animais muito debilitados fi sicamente).
Ao realizar procedimentos endoscópicos o paciente terá menos dor, recuperação em um curto período de tempo e menos complicações quando comparado a outros meios terapêuticos. Em muitos casos, a endoscopia pode ser realizada como um procedimento ambulatorial, uma alternativa menos traumática para o paciente o seu tutor.
Para a realização do procedimento é necessário que o animal seja submetido à anestesia geral inalatória, por isso a indicação pode ser feita somente após uma cuidadosa clínica e com exames pré-anestésicos.
SuperPet edição 7.indd

SuperPet edição 7.indd
Carolline Justi P. Santos é médica veterinária graduada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e atua na área de diagnóstico por imagem em São José do Rio Preto com radiologia e endoscopia.
Possui cursos específi cos em ambas as áreas e atualmente está introduzindo o serviço de endoscopia móvel na cidade e região, atendendo e auxiliando os clínicos veterinários em suas próprias instalações.

Contato:
Dra. Carolline Justi (CRMV-SP 37.236)
17 98123.1010 – carollinejusti@hotmail.com
São José do Rio Preto/SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by themekiller.com